Eternidade

está tudo ali e redondo: roteiro, atuação, trilha sonora, montagem, câmera, enquadramento e uma das melhores fotografias do cinema nacional. quando o conjunto é bem orquestrado (porque cinema é conjunto), o filme possibilita uma boa narrativa em cinquenta minutos ou em cinco horas.

o curioso – pensando no título do longa – é que levei dois meses para passar dos primeiros quatro minutos de ‘A História da Eternidade’, do cineasta pernambucano Camilo Cavalcante. pura poesia visual.

filme que gira em torno da água e da falta dela, do desejo e da morte. todos ali estão querendo. e o mundo dos sonhos – tão mais imenso em um vilarejo de 40 pessoas – é constantemente interrompido pela lida.

de referências às claras – como a apoteótica cena de Irandhir Santos performando ‘Fala’ (Secos & Molhados) ou Torquato Neto e Carlos Drummond de Andrade – ao que permanece silencioso, aparece de mansinho – como a representação da música de Santanna, O Cantador em frames.

tão cru e poético, consegue não só levar uma das três personagens principais a sentir o mar no sertão, mas fazer lagrimar os olhos de quem assiste. o mar está dentro da gente.


(e vou me permitir fazer um comentário disparatado enquanto verdadeiro: é que por esses dias estava vendo ainda um dos indicados ao Oscar deste ano. e, puts, não chega nem nas duas primeiras cenas do filme de Cavalcante – só não comento qual porque vai gerar dorzinha e burburinho – e daquele salvo poucas coisas e uma atriz.)

Captura de tela 2017-04-14 12.08.38

Anúncios

Publicado por

mibuarque

Escrevo para liberar as vozes que surgem dentro de mim. Jornalista. Respiro e vivo teatro. Sou a protagonista e diretora do filme que é a minha vida. Encontro-me na literatura, nas músicas, nos museus, nos cinemas... E no vento que dobra cada esquina.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s