O Inimigo Principal, de Jorge Sanjinés

quantos cineastas bolivianos você conhece? e qual Bolívia você vê representada no cinema?
.
nove filmes de um dos mais importantes diretores bolivianos estão em cartaz. Jorge Sanjinés já passou dos 50 anos de carreira e foi o primeiro cineasta do país a incorporar as línguas quéchua e aymara nas películas. dos nove, oito foram restaurados e serão exibidos pela primeira vez nesta que é a maior mostra dedicada a ele já feita no Brasil.
.
gratuita, está no ccsp, ali na vergueiro. é mais uma excelente oportunidade para deseuropeizar nossas referências no cinema e nossa visão de América Latina. até porque ainda que estejamos familiarizados com filmes chilenos, uruguaios, cubanos ou argentinos (e com Darín também – hehe), o local de onde fala Jorge Sanjinés é totalmente outro. sua ideia de ‘cinema junto ao povo’ é a de uma estética cinematográfica voltada (e desenvolvida) junto às comunidades andinas.
.
| a cena aqui é de ‘O Inimigo Principal’ (1974). feito durante o exílio, no Peru, é baseado em fatos reais e retrata o processo de aproximação de guerrilheiros com uma comunidade indígena. diante da tirania do gamonal Carrilles, de uma justiça que favorece apenas o latifundiário, os camponeses se rebelam com a ajuda da luta guerrilheira.

tá tudo ali. o filme fala de poder e exploração, da questão da terra (chave para entender a América Latina), problematiza os novos brancos que chegam e partem (os jovens guerrilheiros) e aponta para o que seria o ‘inimigo principal’, o imperialismo norte-americano (brechtiano, para além da denúncia vazia).
.
acho que neste filme de Sanjinés há algumas cenas simbólicas, como a que retrata a submissão dos camponeses todos armados a dois policiais; outras belíssimas, como a do silêncio da morte depois do clamor pela morte; outra que poderia ser colocada na lista de cenas memoráveis do cinema latino-americano: a do juízo popular, que contou com a espontaneidade dos camponeses que tinham muito de verdadeiro a falar. para além do cinema, o real, o povo.
.
| na sessão, houve uma interrupção para a troca da película. filme exibido em 35mm pelo projecionista Benê.

24132039_312318802616981_1415006940933709762_o

Publicado por

mibuarque

Escrevo para liberar as vozes que surgem dentro de mim. Jornalista. Respiro e vivo teatro. Sou a protagonista e diretora do filme que é a minha vida. Encontro-me na literatura, nas músicas, nos museus, nos cinemas... E no vento que dobra cada esquina.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s